4 de nov. de 2009

Personagens Históricos de Iúna

Para o primeiro post da coluna, um veterano de guerra que ajudou a proteger nossa maravilhosa cidade: André Luiz.

Conhecidos por muitos por André Gambá, esse "policial" dedicado e zeloso já não está entre nós. Aos 48 anos, ele faleceu no dia 21/11/08, levando uma imensa multidão de amigos, conhecidos e curiosos ao seu velório.

Ele nasceu em Alegre e veio com os pais ainda criança para Iúna. Todos seus parentes já haviam morrido antes de seu falecimento, e ele contava com o apoio de amigos, como o Acanhado (foto) e o grupo São Vicente de Paula, que o ajudava bastante.

Apesar de ser analfabeto e sofrer uma deficiência psíquica que frequentemente o levava a ser internado em Cachoeiro de Itapemirim, André tinha um raciocínio lógico apurado, "participando" de diversas missões policiais.

As crianças que por ele passavam na rua sempre atravessavam para o outro lado, com medo de sua aparência e muito mais pela sua gargalhada monstruosa e até contagiante, que às vezes duravam horas.

Mas quem já conhecia André há anos, sabe que ele era dono de uma alma pura e inocente, e sem saber que não era policial, assim mesmo estava sempre a postos para ajudar na segurança quando fosse preciso. Um exemplo para a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário